TV Veículo de cultura?

TV veiculo de cultura

Considerações: Christine Farias
Outro dia peguei um ônibus lotado (sim, porque os nossos sistemas de transportes são bastante eficientes!), estava em pé e com os braços carregando bolsa e livros. Comecei a perceber o quanto as pessoas estavam concentradas, assistindo a televisão que agora tem em alguns coletivos. Elas nem sequer piscavam os olhos! Comecei a assistir também, devia ser algo realmente interessante… Nada útil! Clipe de algum grupo musical, nenhuma informação importante! Mas os passageiros estavam hipnotizados, e nem repararam que, assim como eu, outras pessoas estavam em pé no maior sufoco para segurar seus objetos!
Esse momento me fez refletir várias coisas: como o ser humano é cego! Cego por não conseguir enxergar a necessidade do outro e com um simples gesto de educação ajudar o próximo (neste caso o de carregar algum objeto, já que para quem está sentado seria menos incômodo).

Foi fácil perceber o quanto o nosso sistema consegue manipular as pessoas, de fazer com que estas pensem e ajam da forma que eles (o sistema) determinam. E aí o Aldous Huxley estava super atualizado quando em 1932 escreveu Admirável Mundo Novo (vide em livro).

As pessoas estão cegas e não percebem que as televisões nos ônibus constituem mais um instrumento capaz de induzir a humanidade à incapacidade de raciocinar. Mais uma maneira de desviar nossa atenção ao que realmente importa, aos problemas que nos cerca.
Ou para a população seria mais fácil se organizar e lutar pelos ideiais – mais um ponto que merece questionamento: hoje nós temos uma sociedade apática aos problemas. Existem ideais? – ou deixar se levar por meios que trazem prazer e descontração como programas de tv, futebol, carnaval e tantos outros que foram bem representados pelo SOMA na obra de Huxley ????

E você, o que pensa a respeito?

Uma resposta para TV Veículo de cultura?

  1. Demóstenes disse:

    Acho que você também pode fazer um paralelo com o Ensaio da Cegueira do Saramago.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: