Mémoria 7ª Aula – 22/04/09

aula_memorial_07

Consumo Consciente

Na aula do dia 22/04, dada por Tomaz, o tema abordado foi o poder das transnacionais e suas práticas. Aqui segue alguns trechos da aula:

Empresas transnacionais são corporações que não têm seus capitais originários especificadamente deste ou daquele país e não necessariamente dominam o processo de produção em seus diferentes segmentos.

As empresas transnacionais seriam entidades autônomas que fixam suas estratégias e organizam sua produção em bases internacionais, ou seja, sem vínculo direto com as fronteiras nacionais.

Lista de alguns impactos cometidos pelas Transnacionais:

  • Desrespeito a Legislação trabalhista e ambiental;
  • Pressão para desfiliação sindical;
  • Formação de cartéis, monopólios e oligopólios;
  • Impactos ambientais com incentivo a monocultura de grãos;
  • Pesquisa e comercialização de transgênicos;
  • Controle da extração e distribuição de instâncias hidrominerais;
  • Utilizam nos produtos gordura vegetal hidrogenada altamente prejudicial a saúde;
  • Controle e ditadura de produtos nos mercados;
  • Campanhas publicitárias e marketing com manipulação subliminar;
  • Fortes emissores de gazes prejudiciais ao efeito estufa e aquecimento global;
  • Alimentos com baixíssimo valor nutritivo, não transparência na
  • composição dos produtos;
  • Testes e crueldades com animais em exames laboratoriais;
  • Multinacionais ícones do neoliberalismo;
  • Descaracterização de hábitos alimentares e marketing dirigido a crianças e adolescentes.

A Kraft Foods Inc. é a maior empresa de alimentos dos Estados Unidos da América, e a segunda maior do mundo. Pertence à Philip Morris(fabricante do Malboro)à qual foi vendida em 1988 pelo valor de $ 12,9 bilhões, um recorde na época. No Brasil, a Kraft Foods adquiriu a Lacta no ano de 1996. É responsável pela venda de uma imensa quantidade de alimentos calóricos, ricos em gordura saturada e gordura hidrogenada, tendo iniciado recentemente campanhas contra a obesidade. A Kraft Foods Inc. foi fundada em 1903 e teve lucro de $32.168 bilhões em 2004.

Aqui são alguns produtos da Kraft food produzidos no Brasil:

Bis, Diamante negro, Laka: Chocolates

Club Social e Iracema: Produtos que contem gordura vegetal hidrogenada.

Tang: Sucos artificiais em pó

Royal: Fermento em Pó Químico (monopólio do fermento).

Em pesquisa para descobrir alguma informação a mais no assunto encontrei uma pesquisa, realizada pelo instituto Alana, que a empresa em questão criou uma agressiva estratégia de marketing dirigida eminentemente ao público infantil para a promoção e comercialização dos seus produtos. A estratégia de mercado da empresa inclui desde embalagens repletas de apelos ao público infantil com licenciamentos de personagens do ideário das crianças até a entrega de verdadeiros brinquedos juntamente com seus produtos. Além disso, as informações nutricionais do produto apresenta apenas o cálculo para 1/10 do produto, 25g, apontando que o produto, na sua totalidade, possui quantidade correspondente a 190% dos valores diários recomendados de gorduras saturadas e 130% do valor diário de gorduras totais, além de 50% do valor diário de carboidratos e 70% do valor diário de calorias! Tudo isso, considerando-se uma dieta de 2.000kcal, ou seja, uma dieta para adultos, quando o produto é direcionado para crianças.

→ Considerações – André Sampaio

Então galera, foi isso que eu considerei mais importante na aula. Pra mim essa aula contribuiu muito em meu conhecimento já que sou contra a esse tipo de prática e muitos desses produtos eu consumia e não fazia nem idéia que estava contribuindo com essas empresas. Em seu livro, PEDAGOGIA DA TERRA, Moacir Gadotti diz: “A globalização econômica do capitalismo enfraqueceu os estados nacionais, impondo limites para sua autonomia, subordinando-os à lógica econômica das transnacionais”. […] O neoliberalismo Propõe mais poder para as transnacionais […] Parece que quando o assunto tratado são as transnacionais, a única alternativa para conseguirmos uma mudança é o boicote a essas empresas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: