Consumidor verde

coti_verde

→ Considerações: Diana Nobre

Com essa onda de agrotóxicos, transgênicos, produtos que testam em animais, surgiram os chamados consumidores verdes. Bem, esses consumidores são aqueles que pesquisam, além do preço, a procedência do que estão levando pra casa: como esse produto chegou ao mercado? O quanto vai influenciar o meio ambiente se for adquirido? O quanto vai influenciar a saúde do meu corpo se eu consumir? Estas são algumas das perguntas que se fazem antes de tirar um produto da prateleira.

Levando em consideração a vida corrida que somos obrigados a ter, já é quase certo que tudo que consumimos seja comprado. Hoje, existem alternativas que nos ajudam a driblar certas buscas pela praticidade. Algumas grandes empresas estão aceitando/percebendo que suas formas de produção estão ultrapassadas para as necessidades que os consumidores e meio ambiente exigem hoje, dar preferência a estas é o ideal.

A Carta Contitucional Brasileira contém um artigo (art. 4, IV do Código do Consumidor) que informa que cabe às instituições de ensino a função de educar e informar os consumidores sobre os riscos, danos e malefícios que certos produtos/serviços trazem à natureza e, consequentemente, à raça humana.

Já que a moda de ser ecologicamente correto está em alta, seria ótimo aproveitar pra ver se além da moda, adquirimos consciência nas nossas atitudes no dia-a-dia. Procurando produtos com certificados de manejo sustentável; produtos orgânicos; se tiver que usar carro, que seja de poucas cilindradas e à álcool; usar bicicleta é genial; usando as sacolas ecológicas, afinal de contas, existe coisa mais suja que plástico? Plástico deve ter sido uma das piores invenções do ser humano.

As grandes mudanças podem começar pelas pequenas atitudes, por isso, é bom se informar sobre o consumo consciente e contribuir para o equilíbrio do ecossistema. Não é difícil, é até mais fácil do que decidir se a gente joga nosso lixo em “recicláveis” ou “não recicláveis”.

Se informe, este espaço é para receber e dá dicas, também. Boa sorte nas próximas compras.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: