Memória 3ª aula – 18/03/09

aula_memorial_03

Dinâmica Inicial

Cada aluno trouxe de casa um pedaço de pano com uma inscrição com palavras e/ou desenhos a respeito do que pode trazer à disciplina de Ecopedagogia neste período. Cada retalho foi costurado aos demais, começando-se a ser construída a bandeira da Ecopedagogia 2009.1.

Thomas ressaltou a importância deste momento, onde os próprios alunos escolhem o que querem que seja abordado na disciplina, visto que os temas foram divididos em 7 temáticas integradas, as quais serão abordadas em cada um dos 7 encontros da cadeira até o final do período.

Tais temáticas foram divididas conjuntamente, resultando em 10 temáticas, das quais 3 serão, posteriormente, encaixada entre as demais.

Eis as 10 temáticas integradas, as quais serão renumeradas, de acordo com a data, posteriormente:

  1. Agenda 21, Carta da Terra, Educação Ambiental
  2. Economia local, Artesanato, Consumo Consciente
  3. Pegada Ecológica, Ecopedagogia Urbana, Reciclagem
  4. Princípios e fundamentos da Ecopedagogia
  5. CNV, DCNV
  6. Saúde Sustentável, OGM’s, Terapias Naturais
  7. Visão Sistêmica, Espiritualidade, Holismo
  8. Antropozofia, Pedagogia Waldorf, Auto-biografia
  9. Evolução da Educação
  10. Bioética

Os valores trazidos pelos alunos, que serão encaixados nestas temáticas, são os seguintes: Reponsabilidade, Indisciplina, Disciplina, Respeito, Respeito às diferenças, Coinscientização, Coletividade, Harmonia, Unidade, Sensibilidade, Permanência das Culturas, Transdisciplinaridade, Realidade sem demagogias, Introspecção, Desapegar, Renovar, TransFORMAR, Quebra de paradigmas, União, Interatividade, Descoberta.

Foi apresentado o programa e as formas de avaliação da disciplina.

Abertura para alunos darem feedback:

Desabafo de Aninha: Pensando em Thomas, como representante dos duendes no conselho de todos os seres, falando para os humanos pararem de estudar a Biologia Nuclear, ela começou a se questionar sobre o que queria fazer de sua carreira (estudar ‘comportamento animal’). Pensou sobre a vaidade que os cientistas estimulam em querendo focar em produção científica, muitas vezes sem uma ativa aplicação para a resolução dos problemas do mundo. Pensou sobre a arrogância do homem em querer controlar tudo e todas as espécies.

Comentário interessante feito por Cecília:

Deveria haver nos currículos uma sessão: “Coisas feitas para melhorar o mundo”.

Muitos alunos quiseram dar uma  força para ela não ficar em crise e acreditar em seu trabalho com animais, pois pode ser sim, uma ótima maneira de ajudar o planeta. Cecília pediu para não desestimularmos ela (Aninha) em sua crise, pois as crises são muito importantes para a evolução.

Abertura para informes: Luciano convida para mutirão em uma escola de Olinda para limpeza e preparação do terreno e solo para plantio de fava e milho, para consumo na época do São João. É um trabalho de Horta Orgânica na perspectiva da Permacultura em 2 escolas de Olinda.

Thomas convida para construção de espiral de ervas no Sítio Ecopedagógico Bicho do Mato no próximo sábado com posterior culinária no forno de barro.

Mariana convida para passeata em Maracaípe a respeito da venda do litoral sul de Pernambuco a grandes grupos econômicos europeus, o que vem trazendo destruição de ecossistemas e causando desigualdade social. O caso de Maracaípe é especial por já constar o aterro de manguezal protegido por lei e obras para despejo de esgoto em tal mangue, além de outros projetos com quase nula responsabilidade sócio-ambiental.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: