Memória 2ª Aula – 11/03/09

aula_memorial_02

Foi sugerido pela nossa facilitadora Cécilia que cada um registrasse como foi sua participação no conselho dos seres, os que não participaram também poderiam responder as seguintes perguntas:

1) Qual ser você representou ou gostaria de representar e quais seres ele vem representar?
2) Quais as preocupações específicas que este ser gostaria de compartilhar com o conselho?
3) Que poderes e dons este ser pode presentear aos seres humanos?
4) Qual a sua opinião sincera sobre essa dinâmica? Ela teve alguma importância para você? Comente.

Anderson Brito

  1. Leão, venho representar todos os seres de grande porte que perdem seus lares pela ganância do homem.
  2. Eu, o Leão, sou um rei que não reina, pois nesta selva o homem quer governar esquecendo dos outros seres que estão a sua volta, o homem é egoísta e quer o poder só para si, ele quer o meu poder.
  3. A coragem para lutar sempre e a Sabedoria para que ele possa usar toda sua ciência e entendimento de um modo propício para o bem comum.
  4. Achei uma dinâmica ótima, onde podemos ter uma visão diferente da nossa, seres humanos. Podemos perceber as dores e os sentimentos expressos em cada participante e sua ligação com cada ser, pois a escolha foi totalmente individual para que cada um se sentisse a vontade ou pudesse reagir de acordo com a vontade de seu coração. Ps: Apesar de dar um clima de entrosamento com a dinâmica não gostei da fogueira, pois já gripado estou com problemas respiratórios e acabei ficando com dores na cabeça, talvez pela fumaça.

Mariana Albuquerque

  1. Representei uma fada, vindo representar o sorriso e o senso de justiça das crianças.
  2. A fada veio compartilhar com o conselho o fato de tal sorriso e senso de justiça das crianças desaparecem quando adultas. Veio mostrar que tem algo vivo dentro de nós e que devemos percebê-lo… algo dentro de nós que não sabemos qual a forma, qual o tamanho, qual a cor… mas algo que vive e que continuará vivo mesmo após nossa existência no planeta Terra. A fada veio compartilhar a preocupação do esquecimento do espírito pelos seres humanos.
  3. A magia, para que parem de pensar apenas nas coisas materiais e abram os olhos para a energia! O amor, para que parem de brigar e se olhem, se amem, se abracem e se beijem! A fé, para que percebam que não são os seres mais importantes do planeta, mas que existe algo muito maior que nós que conosco luta pela cura da Terra.
  4. A dinâmica foi linda! O fogo acende algo dentro de nós. Pude perceber como CADA ser é tão importante para Gaia.

Patrícia Vieira Ramos

  1. Gostaria muito de ter participado ativamente da dinâmica apresentada na aula anterior, a Conferência dos Seres, fiz planos e planos que não se concretizaram. Pesquisei fotos e figuras do Tatu Canastra, ser que eu gostaria de ter representado e devido a contratempos vários não pude concretizar, isso me deixou um tanto frustrada, apesar de parecer uma bobagem. E pra completar cheguei atrasada descumprindo o nosso combinado. Resumindo, foi ruim para mim como aluna, os meus contratempos me prejudicaram. Escolhi o tatu por viver em um ecossistema que está à margem, pouco conhecido, sem o mesmo número de pesquisa dispensadas a outros ecossistemas, ele representaria a Caatinga, a bravura dos seres que vive em condições tão adversas e que a cada dia conseguem superar limites. Ele iria representar não apenas sua importância como sua docilidade ao contato humano, um animal rústico que acredita no ser humano quando há um contato. Teria uma infinidade de coisas que eu poderia ter falado, levando a fala ao tatu…o seu ato de sempre está escavando, não apenas para se proteger como para se alimentar, o esconder e ressurgir poderia ser interpretado como a busca incessante por uma mudança que não chega, a mudança da mentalidade dos seres humanos que vivem na região árida, uns depredando para sobreviver e outros depredando para acúmulo de bens e tantas outras coisas.
  2. A destruição do Bioma Caatinga / Falta de investimento em pesquisas e ações de sustentabilidade / O preconceito com os seres vivos que vivem de uma forma não habitual / No caso do tatu, escavando e as vezes se alimentando de material em decomposição, tendo uma aparência “dura” que provoca o afastamento de olhos  acostumados com animais “fofinhos e macios” dentre outros.
  3. A possibilidade de sair de um mundo fechado e expandir a mente e o espírito para o novo, o novo representado pelos desafios diários a que somos postos a prova diariamente / O poder de crer. Ao sair da toca ele crê, ao contato com o ser humano ele confia e deixa-se ficar junto, cria um laço, o que na maioria das vezes é ruim para si mas não há uma descrença. / Poder de proteção, ao se fechar a um ataque ele se guarda e não machuca a quem o tiver molestando.Geralmente respondemos da mesma forma as agressões sofridas o que sempre deixam mágoas em ambos os lados.
  4. Eu gostei muito das dinâmicas apresentadas, foi a primeira vez na universidade que pude ver o conhecimento sendo construído pela coletividade, juntos estávamos fazendo acontecer, sem a necessidade de planejamentos muito elaborados que em sua grande parte são vazios.Eu acredito nesse repasse de conhecimentos que une a liberdade dos pensamentos previamente adquiridos com a inserção do novo de uma forma sutil e agradável. É inegável o choque visto em algumas pessoas e noscomentários que ouvi nos corredores mas isso é fruto de uma educação secular.A primeira pessoa que me mostrou que para ter conhecimento, não é necessário sofrer decorando páginas vazias e que o relacionamento professor/aluno é de trocafoi o Professor Severino, que já foi para outro plano e foi tão “abandonado” pela universidade. Sei que ele tinha seus defeitos, assim como qualquer um, mas ele foi e é ainda nos meus pensamentos, o primeiro que deu passos em busca do novo e eu o admiro por isso. Eu perdi o início da dinâmica mas soube que o nome dele foi citado, não sei se de maneira satírica mas mesmo assim foi bom ver que ele foi lembrado, um dia vou agradecer a lembrança a pessoa que citou.Infelizmente para mim não poderei cursar a cadeira de Ecopedagogia pela falta de vagas, isso é BOM, pois se há tanta procura significa que o novo está chegando junto para tirar a capa de resistência das pessoas, não apenas com o ensino como com a vida cotidiana. Pode ser, não sei, que eu ficasse calada durante as aulas apesar de ser falante, pode ser que eu me aborrecesse com alguma coisa… não sei. Se esse não foi o meu momento com Ecopedagogia porque não era pra ser. Agradeço muito por poder ter a oportunidade de ver duas aulas, peço a senhora que continue fazendo o novo e se as críticas chegarem que te encontres forte para enfrentá-las com a maior arma que existe, a consciência de estar fazendo o melhor. Obrigada Cecília.

Cybelle Montenegro

  1. Representei uma das espécies de tartaruga, dentre as cinco, brasileiras que estão em extinção. Ela representou todos os que estão em risco de desaparecerem do planeta.
  2. O descaso com o plástico jogado ao mar, e em qualquer lugar e o uso abusivo deste. Além, é claro, da matança sem justificativa plausível (usufruto por status: consideram ovos de tartarugas uma iguaria), sem contar com a invasão ao habitat.
  3. O poder da tranquilidade, o poder de usufruir apenas do necessário sem por em risco outros.
  4. Esta dinâmica serviu para que eu pensasse mais nestes seres, além de proporcionar uma idéia de aula onde posso utilizar isto, adaptando-o, se preciso, fazendo com que mais seres também reflitam e se sensibilizem.

Danielle Alencar

  1. Representei uma vaca. Ela representa os seres explorados pelos humanos.
  2. O que estamos derrubando nossas florestas para criar gado, que as vacas leiteiras sofrem muito com a sobre exploração do homem.
  3. Humildade e compaixão.
  4. Gostei muito da dinâmica, sob meu ponto de vista ela conseguiu ajudar-me a sair de uma visão antropocêntrica.

Aluisio Sales Ribeiro

  1. Eu representei o Mar e todos os seus seres.
  2. Gostaria de enfatizar sobre o desrespeito que os seres humanos( ou desumanos) tem com um dos maiores bens que a humanidade pode ter que são os mares e a água, como também a matança das baleias, tartarugas marinhas e tanto outros seres, que o homem mata pelo simples ato de jogar uma lata ou saco plástico na praia e no mar!
  3. O dom da continuidade da vida, da fonte de vida da humanidade…o verdadeiro “sangue do planeta terra“….
  4. Achei uma experiência ÚNICA e mesmo vendo que muitas pessoas não gostariam ou acharam-se surpresos, acho que foi um trabalho muito bom, criativo e que quem sabe no futuro possa agregar na cabeça das pessoas coisas boas e harmonia com o MEIO AMBIENTE E A NATUREZA!!! Realmente se já existia dentro de mim um espírito de harmonia e respeito  com a natureza , depois dessa aula aumentou ainda mais!!!

Bruno Bastos

  1. Representei um musgo em nome de todas as plantas ignoradas pelo homem
  2. O desrespeito do homem para com nossas matas e florestas
  3. A visão, para que o homem enxergue integralmente o que faz ou deixa de fazer
  4. Foi interessante, inusitada e inovadora, se teve alguma importância para mim?
    acho que só saberei com o tempo…

Viviane Emília Barbosa

  1. Represento um rato de laboratório, que vem representar todos os seres que são mantidos vivos em prol do benefício humano e para sustentar as suas futilidades são mantidos para servi de cobaias.
  2. Se o ser humano já não mais se importa com o seu próximo, que valor os outros seres terão para ele? Nenhum.
  3. Passo para os humanos o dom de jamais desistir diante das dificuldades. O poder de lutar para se manter vivo mesmo quando todos querem a nossa morte.
  4. Essa dinâmica foi importante, pois é uma forma de nos aproximar do ambiente natural e fazer o homem se sentir parte do meio ambiente. Fazer com que paremos para refletir e nos colocarmos no lugar desses seres indefesos, que estão ameaçados assim como nós mesmos. Como estou em um curso de licenciatura é uma forma muito interessante para começar a desenvolver qualquer conteúdo com atividades dinâmicas como essa. Integrando o aluno ao conteúdo fica mais interessante e de fato o discente incorpora certos valores para a sua vida.

Diana Nobre

  1. Representei a água-viva, e fui representar os seres marinhos.
  2. Levei um alerta sobre o grande lixão, que vem se tornando cada vez maior, e prejudicando ou até interrompendo a nossa vida, seres marinhos.
  3. A misericórdia, se não aos seres, a si mesmos.
  4. A dinâmica é muito reflexiva, e impõe o peso das responsabilidades sobre nós, já que me tornei um desses seres do conselho e senti. Quando voltei a colocar minha máscara de humano, ainda lembrei dos problemas que os seres trouxeram ao conselho. Como algumas pessoas também devem ter pensado, me perguntei se a maioria dos estudantes do curso de ciências ambientais tem essa preocupação na cabeça, primeiro de mudar nosso estilo de vida e hábitos, para que menos impactos sejam criados e tenham menos prejudicados. A mudança começa de dentro pra fora, e nós que estamos próximos das orientações de como ter um estilo de vida menos prejudicial ao meio, temos que praticar para mostrar que é possível um mundo diferente, mesmo sendo bastante clichê.

Wladson Vasconcelos

  1. Representei o silêncio
  2. O uso indevido do silêncio em momentos onde se deve falar e agir
  3. Respeito aos seus e aos outros seres
  4. Gostei da dinâmica em si, só não gostei da fogueira, pelo fato de passar mal depois devido a fumaça. É legal você conseguir reunir as pessoas pra fazer com que elas tenham (ou venham a descobrir) um sentimento de igualdade com outros seres (deste mundo ou não). Mas o que realmente me incomodou foi a fogueira.

Jorge Ricardo

  1. Eu representei uma planta, sem espécie específica e fui representando as florestas e a biodiversidade que nela existe.
  2. A destruição das matas pelo homem que parece não se dar conta de que é totalmente dependente dos produtores primários para a sua sobrevivência e não perceber que toda a vida se relaciona num ciclo contínuo.
  3. A calma de estar sempre a favor do tempo, sem ter pressa ou ansiedade e a conexão direta com a Terra que elas têm, representando a unidade de Gaia.
  4. Sim, teve muita importância, pois através dela eu percebi que temos que ousar mais e nunca nos conformar com as coisas como estão, pois sempre podem melhorar e que a única maneira de mudar o mundo em que vivemos é começar por si mesmo.

Janaína Carla Cadete Teles de Menezes

  1. Árvore. A flora que vem sendo degradada.
  2. As queimadas, desmatamentos que não só nos destrói como desestabiliza o ecossistema e afeta o próprio homem.
  3. Sombra, alimentação, fornecimento de oxigênio, retirada de gás carbônico, poderes medicinas entre outros.
  4. Foi proveitosa, pois ao “incorporar” cada ser percebemos melhor como eles estão sendo agredidos pelo homem.

Danielle Oliveira.

  1. Eu fui o guepardo, representei todos os seres que tem que lutar pela sobrevivência de sua espécie.
  2. Como guepardo, um veloz animal da Savana africana, venho dizer aos homens que o essencial a sobrevivência de qualquer ser vivo, o alimento, para mim é cada dia mais difícil. Graças a vocês homens seja destruindo o meu espaço ou interferindo na dinâmica e equilíbrio das populações, a competição tem aumentado e quando com grande esforço eu tenho sucesso na caçada aparece um outro ser e me rouba a comida e eu já cansado e sem força para lutar pressinto, cada vez mais próximo, o fim.
  3. A vocês homens lhes dou de presente a proximidade da natureza e a percepção que são integrantes dela.
  4. Acho que uma parte da turma ainda não estava preparada para uma vivência como essa, talvez tenha sido cedo. A idéia da dinâmica é ótima, entrarmos em contato mais intimo com os seres, sejam eles reais ou fictícios e de suas percepções dos problemas do mundo nos aproxima do que deveria ser nossa realidade. Ver pessoas representando os que não são ouvidos me fez refletir depois em casa e percebi que é esse o nosso papel, seja representando o social ou o ecológico (para os que os  percebem separadamente). Ao ver pessoas dispostas a fazerem isso me senti mais esperançosa e ao mesmo tempo senti uma inquietude de fazer parte da mudança.

Vera Lucia

  1. Eu representei um gato que representou todos os felinos.
  2. Ele gostaria de compartilhar o temor pelo risco de desaparecimentos de várias espécies pela destruição dos ecossistemas.
  3. Na verdade seria tirar. Gostaria de tirar a ganância dos corações dos homens.
  4. É uma boa idéia, pois nunca tentamos nos colocar “na pele” dos outros seres. Mesmo sendo todos criaturas de Deus, sempre o homem se coloca numa posição de prioridade.

Luanna Reis

  1. Sinceramente ainda não sei que ser eu representaria. Acho que todos. Isso porque vejo que a destruição e falta de consciência da humanidade está sendo prejudicial a todos os seres do planeta.
  2. Na hora que cheguei achava que tava na turma errada. Estranhei muito. Algo bem incomum pra mim. Não caiu a ficha da funcionalidade da dinâmica. Depois que o monitor deu explicações e uma menina de lá me falou um pouco mais sobre as idéias da ecopedagogia foi que tudo começou a fazer mais sentido. A partir daí consegui interpretar a dinâmica e achei muito proveitosa principalmente por fazer as pessoas mudarem de visão, sair um pouco da visão antropocêntrica. Apesar disso ainda estou me adaptando à idéia. Acredito que será muito proveitoso uma vez que já me senti instigada a fazer reflexões e estou bastante curiosa pra entender mais sobre essa vivência.

Fátima Waléria Amaral Dos Anjos

  1. Um vegetal
  2. Efeito estufa e o desmatamento
  3. Poderes – serve para a fabricação de remédios, alimentos e alivia a dor.

Dons – decoração (ornamental), animação de ambientes, demonstração de carinho, afeto amor etc.

  1. A dinâmica foi muito legal, pois ela proporcionou uma reflexão sobre a nossa natureza. Sim, ela foi bastante importante, pois passou para nós uma conscientização de como se encontra a nossa natureza atualmente, quais as conseqüências na nossa sociedade e qual é o nosso papel na sociedade para reverter esse quadro de destruição ambiental.

Natália Machado Belarmino

  1. Representei o elefante, e os animais de peso.
  2. Os humanos estão mal educados e desrespeitando todos, não estão sabendo ouvir nem olhar com olhos de cuidado e amor.
  3. O dom de usar suas grandes orelhas pra ouvir e pequenos olhos para ver longe.
  4. Achei diferente, e intrigante. Foi algo forte e inovador. Uma forma de trazer pra universidade um universo leve e preocupado com o presente e o futuro.

Leandro Santos

  1. Sou o Falcão Peregrino, assim conhecido por conta da jornada anual por longas distâncias que faço em busca do meu ambiente de invernada. Tenho uma visão privilegiada da terra. E pelas minhas idas e vindas ao redor do mundo, conheço bem este planeta. Estou no final do meu ciclo de vida e nas poucas décadas em que vivi, vi muitas coisas acontecerem. Venho representar as aves migratórias e todas as espécies que estão ou, como a minha, já estiveram à beira da extinção.
  2. Vi o mundo se transformando assustadoramente a cada ano, principalmente pela ação devastadora do homem. Sou considerado o mais rápido de todos os seres, mas me assusto com a velocidade com a qual esse estranho ser destrói e transforma o meio ao seu redor. O homem é um ser incompreensível nas suas atitudes. Modifica e transtorna a natureza e a vida. Seus grandes ambientes transformados, suas tocas e ninhos esquisitos, que surgem em meio a destruição que eles causam, trazem doenças e morte para todos os seres, inclusive para sua própria espécie. Agem por condicionamento e não por instinto. Com uma visão extremamente imediatista, parecem nunca pensar no futuro. Como se fossem seres irracionais, loucos sem destino, fazendo coisas sem sentido. É uma espécie complexa e contraditória. Parecem estar sempre correndo como desesperados, como se fugissem de um predador ou buscassem sua caça, ou sempre lutando, mais por sua natureza hostil do que por competição ou defesa. São intolerantes uns com os outros, com aqueles que são diferentes da maioria. E matam; todo e qualquer ser, até os da própria espécie e mesmo quando não têm fome. Como o passar do tempo seu poder de dominação da natureza e sua ação destrutiva vão aumentando. Tenho medo do que eles ainda serão capazes de fazer. Afinal, os homens parecem não querer compartilhar o mesmo espaço com os outros seres. Querem nos banir daqui, e transformar este lugar, que pertence a todos os seres, em um ambiente estranho e só seu. Como se pudessem viver sozinhos em qualquer lugar que fosse. Então essa é preocupação que venho compartilhar com todos os membros do conselho – O que o homem ainda conseguirá fazer com o nosso planeta?
  3. E como falcão presenteio os homens com uma visão ampla das coisas. Para que consigam enxergar bem a terra e o que estão fazendo a ela, e pra que consigam visualisar o futuro que estão deixando para os nossos descendentes.

Deixe uma resposta

