VÍDEO – Eco 92

“Severn Suzuki” da Organização das Crianças em Defesa do Meio Ambiente, durante a ECO 92 – Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento.

→ Considerações: Daniela Vieira

Ao assistir esse vídeo comecei a refletir como impomos barreiras e achamos que fazer alguma coisa é tão difícil, que acabamos não fazendo nada pelo nosso planeta. É inspirador conhecer a história dessa menina (por sinal daria uma ótima apresentação de biografia!), que com apenas 9 anos de idade, junto com alguns amigos de seu país, o Canadá, fundou a E C O (Environmental Children’s Organization) para ensinar a outras crianças sobre os problemas ecológicos. Aos 12 anos, Severn arrecadou recursos e viajou até o Rio de janeiro, onde fez um discurso que ecoa até os dias de hoje.

17 anos já se passaram da realização da ECO 92, os discursos impactantes continuam a ser lembrados mas a situação só tem piorado. Alguns relatórios atualmente divulgados remetem a um caminho traçado sem volta, e o que será que aconteceu com aquela menina tão preocupada e disposta a lutar por melhores dias? Será que como muitos se entregou no caminho, ao deixar seus sonhos de criança  e abrir os olhos para as “adultices”?

Ainda bem que não. Severn Suzuki hoje tem 29 anos é ativista ambiental, formada em Ecologia e Biologia Evolutiva pela Universidade de Yale, Estados Unidos, e sai pelo mundo dando palestras, defendendo a bandeira verde do ambientalismo.

Seu público alvo são estudantes e trabalhadores de instituições públicas e privadas. Em sua fala demonstra a sua paixão pelo tema e resgata valores já esquecidos. Desafia sua platéia a assumir responsabilidades individuais e coletivas em prol do meio ambiente.

Desenvolve muitos projetos ambientais e participa de diversas expedições científicas.

Foi membro do Painel Especial de Aconselhamento de Kofi Annan – Presidente da ONU

Diante de tanta força de vontade e busca por um ideal não dá um pouco de vergonha por cruzarmos os braços e acharmos que tudo é tão difícil e está tão distante do nosso alcance? Se até uma criança conseguiu chamar a atenção do mundo, o que nós poderíamos conseguir se lutássemos juntos por um só ideal?

2 respostas para VÍDEO – Eco 92

  1. Fabio disse:

    Muito interessante este vídeo, mostrando que é possível ter mudanças, como a própria Suzuki, diz… É possível a mudança, começando com as crianças!

  2. Regina Farias disse:

    Daniela,
    Suas considerações continuam super atuais e bem oportunas!
    E, de fato, é vergonhoso mesmo…
    E não apenas por fazermos muito pouco em termos de ação, de luta, de responsabilidade, mas principalmente por não estarmos educando/preparando efetivamente essa nova geração, pois é de criança que se adquire conscientização conforme nos aponta a garota do video que hoje é uma jovem super atuante. Precisamos de mais gente assim, inclusive como vocês desse blog também!
    Como diz o Fábio, eu também acredito em novas possibilidades a partir das crianças…
    Abs…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: